Criança pode usar maquiagem social? – Tamires Silva

Crianças podem ou não podem usar maquiagem? Essa é uma dúvida comum entre pais e mães de meninas que gostam de usar produtos de beleza. O dermatologista responde!

Para Tiago Silveira, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, não existe, do ponto de vista dermatológico, um período da vida certo para inserir o uso de cosméticos na rotina. Mas ele salienta uma condição básica: é preciso respeitar o tipo de pele e a idade.

Crianças são mais suscetíveis a alergias

Thiago Silveira dermatologista

O médico explica que na fase da infância a superfície corporal das pessoas é mais suscetível a danos e pode ser prejudicada com mais intensidade que a de um adulto.

“A pele das crianças é sensível, fina e seca, então absorve mais as substâncias químicas. Isso facilita uma predisposição para alergias e irritações”, esclarece.

Quais cuidados tomar ao maquiar uma criança?

A orientação do dermatologista é para que as maquiagens em menores de 12 anos sejam feitas com cosméticos específicos para esse público. De acordo com ele, os produtos infantis possuem menos conservantes, fixadores, solventes e outros tipos de químicas pesadas.

Por isso, podem ser retirados apenas com água, o que também é uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na Cartilha de Cosméticos Infantis, além de destacar que os produtos precisam ser de fácil remoção, a autarquia alerta para a importância de embalagens adaptadas para a faixa etária.

Como devem ser as embalagens:

  • Elas devem possuir válvulas que dosem os produtos em pequenas quantidades;
  • não podem ter pontas cortantes ou perigosas;
  • precisam ser livres de substâncias tóxicas; e
  • não podem ser apresentadas na forma de aerossol.

O que fazer se uma criança tiver reação alérgica depois de usar maquiagem?

Caso a criança use qualquer tipo de maquiagem e surjam vermelhidão, coceira, descamação, ardor, ou qualquer outra reação, Tiago Silveira recomenda que os produtos sejam removidos imediatamente com água e sabão neutro. Um médico da área deve ser consultado.

Se liga na dica do dermato:

“Para prevenir a formação de alergia, pode ser passado um hidratante próprio para pele infantil antes de aplicar a maquiagem, reduzindo o contato do produto com a pele”.

Modelo mirim usa maquiagem desde os três anos

A atriz e modelo infantil Melissa Pieri, oito anos, usa maquiagem desde os três. Com sobrancelhas preenchidas, muito gloss e blush, ela estrela vários books e sessões de fotografia. atriz mirim Melissa Pieri

Sua mãe, Vanessa Pieri, conta que não vê o hábito de maquiar a menina como algo ruim ou prejudicial, mas toma algumas precauções. Os produtos são regulados por Vanessa, que busca produzir a menina com moderação e respeitando os limites da idade da garota.

“Produtos sempre na validade! Uso apenas batom, sombra e blush. Em algumas ocasiões mais específicas, como quando ela vai fotografar books ou participar de concursos, são usados alguns produtos menos leves, como base e máscara de cílios. Nesses casos, somente os maquiadores nos quais confio fazem a produção”, garante.

Maquiador conta seus cuidados, mas critica qualidade dos produtos infantis

O maquiador Tássio Santos, autor do blog Herdeira da Beleza, diz que evita usar quantidades excessivas de cosméticos nas crianças, mas confessa que dá preferência para os produtos tradicionais, voltados para adultos.

Ele argumenta que as maquiagens infantis, na maior parte dos casos, são produtos de baixa qualidade, não pensados para uso profissional (#Ficaadica para as marcas que produzem cosméticos para crianças).

Tássio garante fazer produções mais leves e dosar bem em partes sensíveis como os olhos, por exemplo. “Passo apenas sombra, blush, rímel e gloss. Este último geralmente sai mais rápido, porque elas estão sempre lambendo os lábios. O cuidado principal que eu tomo é não deixar nada muito forte nos olhos e na pele da criança”, disse.

No que diz respeito à saúde, o maquiador afirma que nunca houve casos de alergias ou outros problemas com suas clientes mirins por causa da maquiagem. Já do ponto de vista social, ele acredita que é uma preocupação que fica a encargo dos pais.

“Pessoalmente, não encaro como uma estimulação precoce da vaidade, porque na maior parte dos casos as meninas se maquiam esporadicamente, para eventos raros, como casamentos”, diz.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Criança pode usar maquiagem social? – Tamires Silva

  1. Pingback: Dez feeds no Instagram que são exemplos de organização! – por Raíza Barros | Blog da Tamires

  2. Pingback: Dicas de maquiagem para quem lacrimeja! | Blog da Tamires

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s